Os instrumentos utilizados em pesquisas científicas devem apresentar propriedades psicométricas satisfatórias para serem considerados adequados. Especialmente os instrumentos que se propõem aferir constructos e medidas subjetivas devem ser elaborados e avaliados mediante diversas evidências de validade e de confiabilidade, a fim de auxiliar pesquisadores e profissionais na escolha das melhores ferramentas para utilização, conferindo qualidade e fidedignidade aos resultados identificados em suas pesquisas.
Entre as características psicométricas, estão a variância média extraída (VME) e a confiabilidade composta (CC), que são indicadores associados à qualidade de uma medida. A VME é considerada como um atributo da validade de construto convergente e a CC é um dos indicadores de confiabilidade de um instrumento.
Os cálculos da VME e CC são realizados com base nos pesos fatoriais (ou cargas fatoriais), estimados por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Os softwares utilizados para as análises fatoriais fornecem esses valores, mas geralmente não disponibilizam os resultados de VME e CC automaticamente. Assim, criamos essa calculadora on line para os cálculos desses indicadores. Essa calculadora utiliza duas equações propostas por Fornell & Larcker (1981):
Na qual, VME é a Variância Média Extraída; λ2 representa a carga fatorial de cada item elevada ao quadrado; Σ(λ2 ) indica a soma das cargas fatoriais elevadas ao quadrado; e Σε é a soma dos erros de mensuração. Usualmente é preconizado o valor de VME ≥ 0,50 como adequado.
Na qual, CC é a confiabilidade composta; Σλ representa a soma das cargas fatoriais e Σε é a soma dos erros de mensuração (ou variância residual). Usualmente é adotado o valor de CC ≥ 0,70 como adequado.
As equações de VME e CC são semelhantes e ambas são calculadas a partir das cargas fatoriais e do erro (ou variância residual). A diferença entre as duas equações é que na equação da CC, deve-se somar todas as cargas fatoriais dos itens e em seguida elevar essa soma ao quadrado; e, para a VME, deve-se elevar as cargas fatoriais de cada item ao quadrado e em seguida somá-las Σ(λ2).
Observação: os valores de ambos os indicadores sofrem alterações em função do número de itens e da homogeneidade das cargas fatoriais, de modo que a utilização de pontos de corte fixos (VME ≥ 0,50 e CC ≥ 0,70) requer cautela para a interpretação dos resultados dos estudos psicométricos. Então se recomenda aos usuários desta página uma consulta a autores da literatura sobre Psicometria e Bioestatística para fundamentarem seus achados.
Referências
FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating structural equations models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981. https://doi.org/10.2307/3151312
HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Bookman: Porto Alegre; 2009.
SOUZA, A. C.; ALEXANDRE, N. M. C.; GUIRARDELLO, E. B. Psychometric properties in instruments evaluation of reliability and validity. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 26, n. 3, p. 649-659, 2017. https://doi.org/10.5123/s1679-49742017000300022.
VALENTINI, F.; DAMÁSIO, B. F. Variância média extraída e confiabilidade composta: indicadores de precisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília (DF), v. 32, n. 2, e322225, 2016. https://doi.org/10.1590/0102-3772e322225
1. Inserir carga fatorial no item
2. Com base no carregamento da CARGA FATORIAL é estimado a variância do erro (ɛ=1-λ²)
3. Com base no carregamento da CARGA FATORIAL é estimado o seu valor ao quadrado (r²=λ²=1-ɛ)
4. Clique em ADICIONAR para continuar a inserir a carga fatorial para cada item
5. A cada item adicionado é mostrado a numeração
6. Clique em EXCLUIR para remover qualquer item
7. É mostrado os valores totais da CC e VME
8. Clique em LIMPAR, caso queira redefinir a calculadora